Contador de visitas

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Lições para 2010 - Lição Nrº 1: Dizer Não




A primeira coisa que a maioria das crianças aprende a falar é Não. Seja pelo sinal de negativo com a cabeça, seja com o dedinho indicador balançando incessantemente.
Deve haver algo de subliminar nisso, pois o contraponto é que dizer Não é a coisa mais difícil de se fazer na vida adulta.
Você é um profissional respeitado, financeiramente independente, pai de família, bem resolvido, e na hora H, na hora em que alguém te põe em alguma situação que você gostaria de dizer um SONORO não, em todos os dialetos existentes… hã? Cadê? Não sai.
Você é uma mulher decidida, moderna, a frente de seu tempo, culta, ocupada, vaidosa…mas em algum momento, alguém ou alguma coisa vai te colocar numa situação que a resposta, a unica resposta aceitável é NÃO. E na hora H… hã? Como? Não sai.
Porque é tão difícil dizer não?
Deve haver algum acordo invisível, impalpável e irreversível com a sociedade que não nos permite o tão necessário ato de negar.
E não falo de grandes decisões que mudarão o destino da humanidade. Falo das corriqueiras situações que se apresentam, e que vamos engolindo e nos ferindo. Aceitando e nos machucando. Dizendo sim, e sofrendo.
Aquela pessoa proxima pediu um dinheiro emprestado? Resposta correta:Não! Resposta dada: Ah..sim..claro.
Você não dispõe de recursos, mas se vira, tira daqui e dali, aperta acolá, e empresta.
Aquele amigo distante, liga perguntando se você vai estar em casa a noite. Você com uma cólica infernal, com o bom humor equivalente ao de um cão feroz, e em vez de dizer Não, você diz: Sim, claro…será um prazer.
Nas duas situações ferrar-se é inevitável. É inevitável que as finanças entrem no vermelho quando não há recursos disponíveis e continuamos secando a fonte. Receber alguem num péssimo dia, também não é nada bom. Nem pra você, nem para o visitante.
Mas então por que diabos essa ânsia de querer agradar, de seguir dizendo SIM SIM SIM’s por aí, quando um Não resolveria tudo de forma menos indolor?
Pra agradar?
Pra sentir-se aceito?
Pra sentir-se menos culpado?
Pra ser levado em consideração?
Conversa.. nada mais autentico - e mais difícil - do que ser honesto com os outros e consigo mesmo.
Que em 2010 possamos aprender a usar mais o NÃO e com mais sabedoria.
Então tá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário